sexta-feira, 23 de março de 2018

Autenticidade e veracidade

Olá pessoal,

    Na aula de hoje discutimos sobre veracidade e autenticidade de documentos e na atividade desenvolvida foi pedido para que fizéssemos um documento que fosse autêntico, porém que fosse inverídico. Segue o documento que produzimos como atividade para a aula de hoje (23-03-2018) :



    A autenticidade diz respeito à geração de um documento e às qualidades que o legitimam para que ele possa exercer a plenitude de sua função administrativa, inclusive em termos legais, a aplicação deste conceito do Professor André Ancona Lopez  neste documento é o fato que este foi assinado por todos os membros do grupo e com as assinaturas verídicas de cada um. Já a veracidade são os aspectos relacionados ao conteúdo, com isso a informação inverídica que consta no documento acima é o local no qual a reunião foi feita, já que Gotham é uma cidade fictícia.

Beijos e até a próxima!


Anatomia Documental.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Introdução sobre Prontuários Médicos

Oi pessoal,

         Com o intuito de dar conhecimento ao que será tratado no blog faremos uma introdução sobre o que são Prontuários Médicos.
         O Conselho Regional de Medicinal conceitua os Prontuários Médicos como sendo “conjunto de documentos padronizados e ordenados, onde devem ser registrados todos os cuidados profissionais prestados aos pacientes e que atesta o atendimento médico a uma pessoa numa instituição de assistência médica ou num consultório médico”. É um dossiê do paciente, em que estão presentes todas as informações coletadas pelos médicos durante as consultas.
         É constituído pela ficha clínica com as sessões, exames complementares, folha de evolução clínica, folha de pedido de parecer, folha de prescrição médica, quadro TPR (temperatura-pulso-respiração), resumo de alta/óbito. Esta documentação só pode ser preenchida pelo próprio médico sendo intransferível.
         Esse dossiê deve ficar na instituição que a pessoa consultou, porém esta pode ter acesso quando necessário, inclusive pode ter cópia deste, mas o original deve permanecer junto com a instituição custodiadora (no caso, o hospital).
         Ao longo das semanas exploraremos mais algumas das informações que foram passadas aqui e também adicionaremos mais informações. Não esqueçam de nos acompanhar.


Beijos,


Anatomia Documental


terça-feira, 20 de março de 2018

Comprovando a presença em sala

Ola pessoal,

De acordo com o post anterior, vou argumentar aqui o desafio lançado pelo professor André, citei o novamente, logo abaixo:

"Um aluno que tenha chegado minutos após a aula ter começado, mas só depois da chamada falou com o professor. O que esse aluno poderia usar para provar que estava na sala de aula?"

Em minha concepção, eu utilizaria da própria segurança das câmeras da universidade para comprovar a minha presença.
Usaria também uma conversa do whatssap para comprovar, pois há a data especificada na plataforma, junto com o horário que o arquivo foi visualizado e enviado.
Já discutimos aqui no blog, sobre a criptografia ponta a ponta das mensagens do aplicativo e como esse fator pode implicar para autenticidade do documento ou da imagem.


Você pode ler o post completo, que trata sobre isso, no link a seguir:
https://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/03/cpi-do-arquivo-video.html


A imagem abaixo, mostra minha miga sendo "miga", e se importando comigo, assim que cheguei, ela me enviou essa determinada menagem, a fim de que pudesse me ajudar, porem só fui visualizar a mensagem as 19:22, pois já estava em sala de aula.







Como maneira de melhorar a comprovação da minha presença em aula, há outra imagem que pode atestar isso: 



Essas são minhas ideias, espero que vocês tenham achado interessante. 
Até logo, 
Anatomia Documental. 


Documentos para comprovar presença em aula


Oi pessoal,

                Foi passado um desafio para resolvermos: Um aluno que tenha chegado minutos após a aula ter começado, mas só depois da chamada falou com o professor. O que esse aluno poderia usar para provar que estava na sala de aula?
Bom, na minha concepção tem algumas opções, como as câmeras presentes no prédio em que este teve aula podem ser prova, já que o objetivo destas é monitorar, sendo possível ver a pessoa, horário e o local. Além disso, poderia utilizar da ajuda das pessoas presentes na sala de aula para que estas declarem a presença da referida pessoa.
Uma foto tirada na sala também pode ser comprobatória, pois irá aparecer o local em que está e a maioria dos smartphones atuais já possuem a funcionalidade que ao tirar a foto os metadados de data, hora e local de onde foi tirada apareçam. Um vídeo também seguiria a mesma linha de raciocínio.
Dado o exposto, essas foram as conclusões que eu cheguei para resolver o desafio, da maneira que imaginei serem as mais concretas.



Beijos.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Alteração do nosso nome

Olá pessoal,

           Nossa equipe decidiu alterar o nome do grupo, em razão do anterior não condizer com a temática escolhida pela equipe.
           Porém, continuamos os mesmos, sempre com posts mais legais e criativos do semestre!
       Continuem acompanhando a gente, para mais novidades!

       Beijos, 


       Anatomia Documental.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Definição de Diplomática e Análise de Documento

       Olá pessoal,

                     Iremos introduzir sobre a disciplina que estamos cursando, de acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, Diplomática é "disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos". Em outras palavras, analisa a essência do documento e as características externas que fundamentam os Princípios Arquivísticos: Proveniência, Organicidade, Unicidade, Integridade.
                     Em seguida analisaremos um documento relacionado ao assunto que abordaremos ao longo dos posts do nosso blog.
                         




              Análise diplomática:
                  Suporte: Papel
                  Formato: Folha avulsa
                  Forma: Original único
                  Espécie: Boletim de Atendimento
                  Gênero: Textual

              Ao analisar o documento podemos observar alguns sinais que autenticam o documento, como o carimbo, assinatura e matrícula do médico (CRM), identificação do hospital, nome e informações do paciente, local, data e diagnóstico médico.

Ata de criação da CPI (Comissão Permanente de Investigação) do Arquivo - Modificada

Oi pessoal,

               Como o primeiro documento que foi criado pelo grupo não estava de acordo com as normas para ser considerado Ata de Criação, foi preciso fazer algumas modificações neste. Com isso, segue abaixo o documento revisado e modificado.


              


                        Beijos,
                        CPI do Arquivo

quinta-feira, 15 de março de 2018

quarta-feira, 14 de março de 2018

Vídeo de criação do grupo

         Oi pessoal,

Como para ser documento arquivístico independe do tipo de suporte, foi solicitado que utilizássemos de aparatos audiovisuais para a formalização dos grupos de trabalho da disciplina. Logo, segue abaixo a Ata de Criação em Assembleia em vídeo que fizemos, dando oportunidade também de vocês conhecerem quem somos. Muito prazer!
       




            Como forma de garantir a autenticidade de um vídeo são necessárias algumas ações, citaremos três: a primeira é citar o uso da imagem dos componentes do grupo e seu contexto. Como podemos observar, todos os membros do grupo aparecem no vídeo e concordam com a criação do mesmo. E o uso dá imagem como forma de garantir a autenticidade do documento pode ser garantido pelo professor da disciplina (André) e sua monitora (Tatiane) que receberam o vídeo através do grupo de WhatsApp da disciplina, e podem confirmar que aqueles que aparecem na gravação realmente são alunos da disciplina.
             O próprio aplicativo WhatsApp pode ser citado como fonte de autenticidade, pois, atualmente o aplicativo trabalha com a criptografia ponta a ponta das mensagens. Essa tecnologia visa assegurar que somente o usuário e o receptor da mensagem possam ter acesso ao seu conteúdo, e aliado aos metadados da mensagem, também podem garantir a autenticidade do vídeo.
             Outra forma é realizando o envio deste aparato audiovisual em um  documento com assinatura digital baseada no uso de chaves criptográficas assimétricas. Estas funcionam basicamente da seguinte maneira: existem uma chave pública (a qual o usuário compartilha para todos) e outra chave privada (algo único, que só o usuário possui). Então quando você assina um documento com sua chave privada, pode-se confirmar que somente o usuário com aquela chave específica pode assinar o documento. E de acordo com a Medida Provisória 2.2002-2, a lei brasileira determina que qualquer documento digital tem validade legal se for certificado pela ICP-Brasil (a ICP oficial brasileira), também é prevista a utilização de certificados emitidos por outras infraestruturas de chaves públicas, desde que as parte que assinam reconheçam previamente a validade destes.

             Beijos,


CPI do Arquivo

terça-feira, 13 de março de 2018

Apresentação do Grupo

Oi pessoal,

Sejam todos bem vindos ao Anatomia Documental, o mais novo blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental. Estaremos mais focados no assunto Prontuário Médico e relacionaremos este com a Arquivística. Teremos o intuito de trazer informações novas e relacionar o assunto com o nosso curso, esperamos que nosso blog possa enriquecer seu conhecimento!
O grupo tem um "Corpo Médico" capacitado (rs, somos todos estudantes de Arquivologia do 5° semestre), contamos com: Mônica, Kaique Santana, Lucas Alves, Amanda Bueno e Laís Gomes.

E por que o foco do grupo são Prontuários Médicos se nem somos realmente um Corpo Médico? Digamos que somos um corpo diplomático, que trata de um corpo orgânico chamado Arquivo, que ao ser desvendado pode oferecer preciosas informações a quem delas desejar.

Novamente, sejam muito bem vindos e não se esqueçam de sempre  nos acompanhar para não perderem nada!

Beijos,



Anatomia Documental.